domingo, 28 de agosto de 2011

Ministra considera de grande importância festival infantil da canção


Angop
Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva
Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva

Angola press - Luanda - A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, considerou hoje, em Luanda, que o Festival Nacional Infantil da Canção reveste-se de grande importância para o desenvolvimento e o futuro da música angolana, já que se realiza anualmente pela Organização dos Pioneiros de Agostinho Neto (OPA). 
 
Rosa Cruz e Silva fez esta consideração quando procedia a abertura do referido Festival, no Cine Atlântico, na presença de um público maioritariamente de crianças.
 
Para ela, este evento é feito pelas próprias crianças, pelo que, constitui a base e garantia do progresso da música nacional. 
 
“O Ministério da Cultura, no quadro das suas atribuições e no âmbito da política cultural tem dado especial atenção a criação e ao desenvolvimento de uma rede de equipamentos culturais que irão possibilitar o conhecimento das nossas crianças das diversas manifestações artísticas e culturais de Angola”, asseverou.
 
Neste domínio, a ministra apontou que, com intuito de dar especial atenção ao trabalho e talento das crianças angolanas, o seu pelouro tem vindo a trabalhar, em parceria com a OPA, para que anualmente se realize este Festival Nacional Infantil da Canção.
 
Rosa Cruz e Silva reitera o apoio do ministério a todas actividades culturais realizadas pela OPA no sentido de engajar cada vez mais a participação das crianças em eventos de natureza cultural.
 
O tema desta edição do festival (O canto pelo futuro),a participação de todas as crianças representantes das 18 províncias do país, a homenagem a Manborro (que já foi cantor Pio), indicou que representa a contribuição que a OPA dá a música infantil, bem
como para a criação do primeiro cancioneiro infantil nacional. 
 
“Assim, associamo-nos também a mais um aniversário natalício do Presidente da República, José Eduardo dos santos, que ao longo dos anos, tem vindo a trabalhar em prol do desenvolvimento do país e, consequentemente para a felicidade das crianças angolanas”, sublinhou.   
 
Neste 4º Festival Nacional Infantil da Canção estiveram igualmente presente a ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, o ministro da Assistência e Reinserção social, João Baptista Kussumua, a Vice-governadora de Luanda, Juvelina Imperial e a escritora Maria Eugénia Neto.    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário