quarta-feira, 31 de agosto de 2011


 . Foto: Vagner Magalhães/Terra
Campeã Mundial no salto com vara, Fabiana Murer
tem dia de "Mulher Maravilha" em Daegu
Foto: Vagner Magalhães/Terra
Vagner Magalhães - Direto de Daegu (Coreia do Sul)

Campeã sem medalha, Murer tem dia de "Mulher Maravilha"

esportes.terra
O título do salto com vara no 13º Mundial de Atletismo, em Daegu (Coreia do Sul), foi conquistado na noite desta terça-feira pela brasileira Fabiana Murer, que alcançou a marca de 4,85 m em sua melhor tentativa. Porém, o pódio, a execução do Hino Nacional e a entrega da medalha só acontecerá 48h depois, na noite de quinta-feira, manhã do mesmo dia no Brasil.

Campeã sem medalha, Fabiana diz que o tempo de espera serve, inclusive, para a fazer pensar no significado do título e no que pode mudar daqui para a frente, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento internacional.
No Mundial de Atletismo, normalmente as medalhas são entregues no dia seguinte às provas. Porém, nesta quarta-feira não houve competições no estádio de Daegu. A única disputa do dia - os 20 km da marcha atlética feminina - foi disputada nas ruas da cidade.

Nesta terça-feira, depois de acordar um pouco mais tarde, Fabiana cumpriu agenda com um patrocinador de material esportivo, conversou com jornalistas brasileiros e sul-coreanos e deu uma volta por uma praça do centro de Daegu, onde gravou entrevistas.

Ali, pôde testar um pouco do reconhecimento, pelo menos do público. Da imprensa sul-coreana, recebeu o título de "Cinderela de Daegu", enquanto na praça ganhou, de seu técnico e marido, Elson Miranda, uma transparência com a imagem da Mulher Maravilha, a super-heroína das histórias em quadrinhos. As transparências faziam parte de uma ação de um grupo de voluntários que se concentrava no local.
Apesar de não ser reconhecida em um primeiro momento, ao descobrirem que ela era a campeã do salto com vara e havia desbancado a favorita Yelena Ysinbayeva, a história mudou. Murer posou para fotos, deu autógrafos e conversou com várias pessoas.
Simpática à personagem, Murer posou para fotos com a transparência, mas disse não se considerar uma heroína. "No esporte de alto desempenho é preciso provar estar bem a cada dia. Hoje está tudo bem, mas amanhã começa tudo de novo".

O "começar de novo" da atleta está marcado para a próxima segunda-feira, quando ela viaja da Coreia do Sul para Zurique, na Suíça. Na quinta-feira da próxima semana, ela disputa a Liga Diamante, competição na qual irá encontrar novamente com as principais estrelas do esporte, incluindo a russa Yelena Ysinbayeva, que teve um desempenho abaixo do esperado no Mundial coreano. A volta ao Brasil deve acontecer no dia seguinte, com a medalha de ouro do Mundial na bagagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário