segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Mulheres Inventando Moda" certifica mulheres na área da construção civil

 afterhour.com.br/noticias
Um grupo de 13 mulheres recebeu neste sábado (20), o certificado de conclusão do curso de construção civil do projeto “Mulheres Inventando Moda”. Durante dois meses, elas tiveram aulas de alvenaria, carpintaria, hidráulica, elétrica e pintura, além de formação cidadã, com questões de cidadania, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e relacionamento interpessoal. A solenidade aconteceu na abertura do Dia Nacional da Construção Social, realizado no Espaço da Indústria Sesi/Senai-PR, em Curitiba.

“O setor da construção civil é um dos que mais cresce no Brasil e o que mais gera emprego e renda. Com o aumento da demanda precisamos cada vez mais de pessoas qualificadas, e vemos que as mulheres estão ocupando, e muito bem, funções na área. Elas são mais cuidadosas e detalhistas. Estas mulheres que se formaram hoje com certeza terão um futuro pela frente”, afirmou Normando Baú, presidente do Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), parceiro do projeto.

Proposto pelo Sesi Paraná, o projeto é um conjunto de ações que abrangem a saúde, a formação cidadã e a qualificação profissional, com impacto na autoestima e valorização da mulher, na vida pessoal e no trabalho.

Para o gerente regional Sesi/Senai Curtiiba e Região Metropolitana, Ademir Vicente da Silva, este é um momento de inclusão da mulher. “Estas mulheres têm a chance de entrar no mercado de trabalho em uma área que antes era desconhecida pela maioria. Elas saem do curso não apenas com o conhecimento técnico, mas também com noções de cidadania, saúde e segurança, que são os diferenciais ofertados pelo Sesi na formação”, disse.

As formandas darão continuidade aos estudos com o curso de azulejista, que será ofertado gratuitamente pelo Senai. Além do certificado, todas receberam um kit de ferramentas.

Jocilene Andrea Pimpão é uma das formandas que já conseguiu aplicar na prática o que aprendeu no curso. “Foi a primeira vez que realmente pus a mão na massa. Fiz textura em grafiato no quarto do meu filho, arrumei as tomadas e o bocal da lâmpada. Tudo sozinha. Isso melhora muito a autoestima da mulher”, disse a formanda, que já faz planos para a reforma da casa. “Minha cozinha ainda não está completa. Já vou comprar os materiais e, assim que terminar o curso, colocarei os azulejos”, contou.

A profissional destaca que as aulas de saúde e segurança foram bem proveitosas. “Muitas vezes contratamos um profissional e não sabemos se ele está fazendo tudo certo. Agora sabemos da importância de se utilizar os equipamentos de proteção e máscaras. Com a orientação que recebemos, podemos desenvolver o trabalho com mais facilidade e sem correr riscos para a saúde”, explicou.

Por ser aposentada, Jocilene não pode trabalhar com carteira assinada. “Minha intenção é formar uma agência que presta serviços na área da construção civil. Formamos um grupo muito bom no curso, por isso não quero que os talentos sejam desperdiçados”, disse.

Iniciado em 2010, o “Mulheres Inventando Moda” já beneficiou 47 mulheres de Londrina e outras 80, também de Londrina, iniciaram as atividades do projeto neste mês de agosto. Elas têm acesso à formação profissional, dada pelo Senai, e a conteúdos, repassados pelo Sesi, considerados essenciais nos dias de hoje, como questões de cidadania, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, relacionamento interpessoal. Têm também atendimento de saúde, como preventivos de câncer de colo de útero, e atendimento odontológico, com o cartão Sesi. No “Dia da Beleza” aprendem a fazer penteados para o dia a dia e automaquiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário