terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cozinhando com amor
A história da menina que começou a cozinhar ajudando a mãe a fazer marmitas e hoje é chef, dona de vários restaurantes.
Lourdes Bottura- Tempo de Mulher


É preciso muito amor e paixão! É isso que respondo quando me perguntam qual o segredo em fazer pratos tão saborosos. Porque, realmente, são esses dois ingredientes que fazem com que a vida fique leve e o trabalho seja prazeroso. É claro que é preciso conhecimento, história, garra e força de vontade, mas o amor e a paixão pela gastronomia sempre estiveram presentes em minha vida.

Sou de Rubinéia, interior de São Paulo, meus pais eram lavradores e meeiros de fazenda, onde morávamos em casa de pau a pique. Os alimentos eram cultivados para o sustento e funcionavam como moeda de troca: era um carro de milho por um cavalo, uma galinha por tecido, ovos por aviamentos e assim caminhava a vida.

Algum tempo depois, com a reforma da Estrada de Ferro Araraquarense, muitos operários foram trabalhar na região. Minha mãe começou a fornecer marmitas para os trabalhadores e professoras que vinham lecionar na cidade, e lá estava eu, onde sempre gostei de estar, na cozinha! A nossa comida era tão boa, que em dois anos a gente já tinha aberto um restaurante.

Época tão gostosa, de descobrir as misturas, as texturas, os sabores, as receitas de vovó... Bons tempos e tão especial para mim!

Vim para São Paulo, me formei em artes plásticas, casei, tive dois filhos e quando a minha atração pela gastronomia já não era satisfeita somente em cozinhar para os amigos e familiares, encontrei a Escola de Culinária Wilma Kovesi, onde fiz meu primeiro curso de cozinha francesa com o chef Emmanuel Bassoleil, responsável por despertar o desejo e o sentimento de que podia fazer da paixão pela gastronomia, a minha profissão.

Intensifiquei o trabalho de pesquisa e me aprimorei durante maravilhosas viagens gastronômicas e cursos com os mais diferentes chefs para abrir o meu primeiro restaurante. Hoje, sou chef de três restaurantes Badebec, dois restaurantes Babiló, além do Buffet Badebec.

A minha alegria e o meu prazer profissional está em compor os pratos com amor e que serão apreciados e degustados pelos mais diferentes tipos de paladares. Prezar pelo prazer de comer bem é o meu lema!

Será um prazer estar sempre com você, no portal Tempo de Mulher, trazendo novidades, receitas, histórias e muito sabor!

Carinho imenso,

Lourdes Bottura

Lourdes Bottura é amante da gastronomia, cozinheira de mão cheia e comanda os restaurantes Badebec e Babiló, além do Buffet Badebec para festas e eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário