sábado, 27 de agosto de 2011


Agenor Neto fala durante  abertura da conferência
Com o tema “Igualdade de Gênero e Autonomia Econômica, Social, Cultural e Políticas das Mulheres ”, Iguatu sediou entre os dias 25 e 26 de agosto a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada pela prefeitura através da Secretaria de Assistência e Ação Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no Teatro Pedro Lima Verde. O encontro reuniu cerca de 300 pessoas – a maioria mulheres de vários segmentos. A coordenadora da Mulher, Maria Barbosa, em companhia do Prefeito Agenor Neto, secretários e vereadores abriu o evento.

Em discurso as autoridades destacaram sobre as conquistas das mulheres, a frente das organizações e a necessidade de se criar políticas para dar maior autonomia para as mulheres.
O prefeito Agenor Neto enfatizou que está se esforçando para que a conferência tenha uma participação ampla e democrática da sociedade civil e também dos representantes do governo.
“As conferências são momentos de muita reflexão, pois tudo o que temos atualmente em termos de políticas públicas neste país, nos estados e municípios nasceram nas conferências. Os governos não estão mais estabelecendo políticas públicas de cima para baixo, mas estão partindo dessas conferências e neste sentido a minha administração preza por estes momentos que demonstram literalmente a vontade de segmentos e desta vez das nossas mulheres que merecem todo o nosso apoio nesta luta pelos seus direitos ”, salientou.
Segundo a diretora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Barbosa, a proposta é aprovar uma plataforma de políticas públicas para as mulheres e a elaboração do Plano Municipal para os próximos anos. ” Precisamos avaliar os serviços oferecidos na cidade para as mulheres e propor outras iniciativas. Já temos muitas ações importantes da prefeitura mas este é o momento das mulheres iguatuenses terem uma participação mais ativa participar mais ativamente da luta por mais direitos em nosso município” afirmou.
Durante a entrevista para o Portal Iguatu.Net o tema violência foi tocado pela Secretária Regiane Bráz onde lamentou que ainda seja registrado um número significativo de casos de abuso e agressão contra o sexo feminino. “ Sabemos que muitas mulheres, por serem dependentes economicamente dos companheiros, têm dificuldade de procurar ajuda quando são vítimas de agressão. Dentre todas as nossas bandeiras, uma delas é oferecer condições para a autonomia delas. A Prefeitura de Iguatu oferece o Centro de Referencia da Mulher onde uma equipe está preparada para auxiliar no que for preciso mulheres que sofrem com a violência” destacou Regiane.
As propostas apresentadas na etapa municipal serão encaminhadas para a conferência estadual. Após as discussões na esfera estadual, as propostas serão levadas para a conferência nacional, que acontece entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário