domingo, 14 de agosto de 2011



Obras de Virgínia mostram a natureza na infinidade das cores
Virgínia Nicoleti expõe na Casa do Salgot

Open in new window
A artista inaugura hoje a ‘Cor & Papel’, com 16 obras que mostram a natureza na infinidade de cores do pastel seco sobre papéis




Felipe Poleti
felipe@tribunatp.com.br

A infinidade de cores do pastel seco sobre papéis foi o veículo que Virgínia Nicoleti escolheu para manifestar a sua arte na interpretação pessoal e contemporânea de paisagens da natureza, pequenos detalhes e fragmentos que são as origens de sua inspiração. A partir disso, a artista inaugura hoje, às 18 horas, sua exposição individual “Cor & Papel” – segunda individual na cidade, desta vez com 16 obras – na Casa do Salgot Ateliê Cultural.

Suas obras – que estarão expostas de 15 de agosto a 8 de setembro – nascem de esboços anotados em decorrência da observação diária e que depois explodem em cores e texturas sobre o papel, em um trabalho meticuloso e consciente, que permeia todo o processo de criação. “Sempre procuro na cidade um aspecto da natureza que possa me inspirar a criar obras”, comentou Virgínia.

Segundo a artista, suas obras ora apresentam uma exuberância de cores, ora são construídas apenas com traços sutis, “buscando sempre a melhor técnica para conseguir transmitir as suas mensagens em toda a plenitude”, completou.

Em sua vida nas artes plásticas, Virgínia Nicoleti iniciou sua formação na Escola Panamericana de Arte, em 1976, e, posteriormente, formou-se em educação artística e desenho pela Faculdade Santa Marcelina, ambas de São Paulo. Participa, desde 1979, de salões e exposições com diversas premiações, tanto em Piracicaba e região, como em São Paulo. Além de atuação em movimentos culturais da cidade como integrante da comissão organizadora do 41º Salão de Arte de Contemporânea (SAC), em 2009, promovido na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.

A Casa do Salgot Ateliê Cultural já expôs trabalhos de Virgínia em mostras coletivas “e agora sedia uma individual que permitirá aos visitantes conhecer e rever obras, em pastel seco sobre papel, desta artista que vem se destacando no cenário das artes visuais”, enfatizou Lídice Salgot responsável pela exposição.

SERVIÇO
A Exposição da artista piracicabana Virgínia Nicoleti está na Casa do Salgot Ateliê Cultural (rua Floriano Peixoto, 2.088, Bairro Alto) de 15 de agosto a 8 de setembro, aberta à visitação de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17 horas, e aos sábados, das 10h às 12h30 (exceto feriados). A entrada é um alimento não perecível que será doado ao Fundo social de Solidariedade de Piracicaba. Mais informações: (19) 3371-6372.