segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Feira de S. Mateus promete 40 dias de animação
14 de agosto a 21 de setembro 2011


A conhecida Feira Franca de Viseu, cujo nome como “Feira de São Mateus” remonta a 1392, volta este ano a apostar em nomes fortes da música popular como grande atracção.
Tony Carreira é o nome maior do extenso programa deste ano da Feira que inclui ainda ranchos folclóricos que continuam a ser presença quase permanente, e a participação do Trigo Limpo – Teatro ACERT.
A produção do Trigo Limpo, que vai alongar-se pelos dias da feira, consiste, como o próprio grupo explica, numa “pomba gigante que vai à Feira de S. Mateus festejar e num Golpe d’Asa porá ovos de onde nascerão duas outras pombinhas”.
Trata-se, como adianta o grupo, de um espectáculo de teatro musical de rua em que “feirantes vendem imaginação ao desbarato e a Fanfarra Columbina entoa hinos festivos e solenes que enfeitiçam os visitantes”.
Outra atracção será o “Teatro Mais Pequeno do Mundo”, encenado por Graeme Pulleyn, que é uma roulotte onde podem assistir a espectáculos de teatro, dança e música que duram cinco minutos. A roulotte ficará estacionada durante as 40 noites da Feira, e este é o concretizar de um sonho que o actor e encenador Graeme Pulleyn, inspirado por um duo de cabaré belga, tinha há já vários anos e que contou com o apoio de artistas e instituições de Viseu.
“Andava há muito tempo a pensar como é que poderia criar um espaço intimista onde se pudesse fazer teatro, dança e música com qualidade mas num ambiente de feira, de uma forma popular”, contou à agência Lusa Graeme Pulleyn.
A ideia é que o “Teatro Mais Pequeno do Mundo” seja visitado da mesma forma que um carrossel. “O carrossel custa 1,5 euros para dar uma volta, aqui paga-se um euro e a volta é dentro de uma caravana”, explicou.
O "Teatro Mais Pequeno do Mundo" foi “construído” com muita mão de obra voluntária e o apoio de instituições da região, como a Fundação Lapa do Lobo e a Expovis (entidade responsável pela organização da Feira de S. Mateus).
“Consegue fazer-se muito com muito pouco, mas tem de haver esse pouco para se conseguir arrancar”, afirmou.
Depois da Feira de S. Mateus, o "Teatro Mais Pequeno do Mundo" segue viagem e estaciona nos recreios de escolas de Nelas, Carregal do Sal e Canas de Senhorim.