segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Concertos
CAE rendido a Wanda Stuart


Dona de uma voz única e poderosa, Wanda Stuart tem no palco o seu habitat natural. Ao longo de pouco mais de uma hora de espectáculo mostrou estar numa forma física invejável e ter uma energia inesgotável que contagiou o público.
Acompanhada pela banda Apartirtudo formada por André Torres (guitarra), Valter Antunes (guitarra baixo), Paulo Norte (bateria), Manuel Coelho (voz e saxofone) e Nuno Junqueira (teclados, arranjos e voz), o primeiro momento intimista da noite registou-se quando Wanda Stuart sentada na beira do palco interpretou o tema “Please dont’t leave me” da norte-americana Pink.
Em português de Portugal também se ouviu Adriana Calcanhoto, tema mais rockeiro dos anos 70 e muito aplaudido foi o intemporal “Hotel Califónia” dos The Eagles, “Because de night” imortalizada por Patti Smith’s foi acompanhado por um coro de palmas ritmado e aquela que Wanda Stuart considera “uma das canções mais bonitas de sempre”, “Somebody to love” também fez parte do alinhamento eclético do espectáculo.
“Gente da noite” um tema “auto-biográfico” do seu álbum de originais “Animais nocturnos”, gravado em 2004 com produção, direcção e todos os temas com letra e musica de Fernando Girão, foi interpretado de forma emocionada. Do mesmo CD, “Mais, mais, mais” em dueto com Manuel Coelho foi a estreia absoluta da noite que arrebatou uma ovação do público.
Numa homenagem à canção francesa Wanda Stuart interpretou “Ne me quitte pas”, um original dos anos 50 de Jaques Brel gravada até hoje em inúmeras versões e várias línguas. Esta foi cantada com o coração.
Enquanto o público a aplaudia de pé, Wanda Stuart despediu-se com o tema “Me sento na Rua” da brasileira Ana Carolina, lamentando não poder ficar mais tempo, mas esta noite de 14 de Agosto só terminaria na Quinta do Lago (Algarve) com uma actuação às 2:30 na gala do T Club.
Prometeu voltar em breve à Figueira da Foz, não sem antes recordar uma noite de passagem de ano que vai ficar para sempre na sua memória e que nove meses depois teria como fruto a sua filha Eva. A Wanda não é mulher para faltar a uma promessa. Esperemos que dessa vez o auditório esteja esgotado para ver esta artista impar no panorama nacional.
Terminada a actuação da Wanda Stuart, na esplanada do CAE continuava a decorrer o concerto dos UHF. António Manuel Ribeiro e sua banda tocavam temas da sua já longa carreira e por todos conhecidos. Do 15º álbum de originais, “Porquê” (editado no final de 2010) os temas “Porquê só para ela”, “Viver para sempre” e também versões de “Vejam bem” e “O vento mudou” foram bem acolhidos pelos fãs que se aglomeravam junto ao palco. Êxito garantido é a popular “Menina estás à janela”, que encerrou o concerto e pôs a cantar e dançar até os menos entusiasta que se mantinham sentados nas cadeiras da zona lounge.
No próximo dia 20 de Agosto o grande auditório do CAE volta a abrir as suas portas para um concerto com Sérgio Godinho.
O Hardmusica agradece ao CAE as facilidades concedidas para a realização deste trabalho.