segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tempo de Mulher aproveita a boa fase da nova classe média

Escrito por Elaine Medeiros   

Com o objetivo de conhecer melhor a atual mulher brasileira da nova classe média, que representa 53% da população, sem desconsiderar as de maior poder aquisitivo, a jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão lançou, no último dia 9, o portal Tempo de Mulher. Um projeto que engloba fóruns, eventos que ela pretende realizar em todo o País, seminários, workshops, e até mesmo um banco de inteligência, que pretende ajudar a compor cenários que poderão ser adquiridos por empresas de qualquer segmento. Ou seja, a jornalista aproveita o momento oportuno, do qual as mulheres (de todas as classes sociais) já representam 99 milhões - segundo o IBOPE e o Instituto Data Popular - para entender quem é essa mulher, quais são os seus valores e o que ela consome. A partir daí, o projeto reúne pesquisas que serão vendidas às empresas que se interessarem; discute soluções e debate melhorias. “Nosso objetivo é dividir com outros públicos, oportunidades e desafios nessa nova fase da mulher brasileira da classe média, que por um lado lidera o orçamento doméstico (com 42%) e decide a maioria das coisas que sua família vai consumir, mas pelo outro reclama da falta de tempo que poderia dedicar mais ao seu lar e menos ao trabalho” explica Ana Paula, se baseando nos dados de ambas as instituições, que revelaram também que 71% do público feminino priorizam a educação dos filhos e delas próprias, antes do trabalho.
A julgar pelos dados trazidos também por Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que participou do evento, o aumento do poderio feminino cresce a cada ano. Para que se tenha uma ideia, ele cita que a taxa de participação feminina em 1970 era de 35%; em 2009 ela aumentou para 53%. “Temos que reconhecer que os trabalhos das mulheres ajudam a diminuir os impactos de pobreza, aumentam o acesso a novas ideias, conhecimentos e oportunidades, e incentivam ainda mais o empreendorismo”, explica Moreno.
Além dele, participaram também: o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que abriu a cerimônia; a primeira-dama paulista, Lu Alckmin; a líder da campanha do Câncer de Mama, Mônica Serra; representantes do governo federal e de outros estados, e os convidados para o fórum inaugural: Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza; Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular; Maria Carmém Barbosa, autora de novelas da Globo; Dan Abrams, jornalista americano e comentarista jurídico especializado, e Geena Davis, atriz norte-americana.