domingo, 14 de agosto de 2011




A Prefeitura de Alfenas realizou, nesta sexta-feira, o 1º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher. Mais de 300 pessoas lotaram o Salão Azul da Biblioteca, na Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano) para discutir políticas de promoção à igualdade entre homens e mulheres e que diminuam o preconceito de gênero.

O evento, promovido pela Coordenadoria da Mulher em parceria com o Conselho Municipal da Mulher, integra a agenda de atividades do município para a promoção da cidadania e a difusão de práticas exemplares de equidade de gênero entre empresas públicas e privadas.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o objetivo é estimular políticas que diminuam o preconceito e as desigualdades de gênero no ambiente de trabalho. O encontro foi aberto a todos os servidores, profissionais da área, universitários e demais interessados no assunto.

Na abertura, o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho) enfatizou que Alfenas é a única cidade de Minas a receber o selo de Equidade de Gênero. “Garantir o direito da mulher em ser livre e autônoma é nosso desejo, há um passivo histórico a ser pago às mulheres no Brasil, tanto quanto o passivo de classe e raça”, afirmou.

Os assuntos abordados durante o encontro foram “Relações de Gênero e Poder Público” com a especialista e palestrante Mirla Cisne, assistente social e professora da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), doutoranda em Serviços Social na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e integrante do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir.

“A violência contra a mulher afeta todas as esferas sociais e precisa ser combatida por todos os setores da sociedade civil e pelo poder público”, disse a coordenadora da Mulher, Tanilda Araujo.