domingo, 28 de agosto de 2011


Mariana Monteiro descobre técnica inovadora na redução da diabetes



Mariana_Monteiro.jpg
A cientista Mariana Monteiro é uma das responsáveis por uma pesquisa recente, de investigadores portugueses, que conclui que o bypass gástrico metabólico – utilizado no tratamento de obesidade mórbida – pode conduzir a uma elevada taxa de desaparecimento da diabetes tipo 2 (não insulino-dependente) e melhora o controlo metabólico nos casos em que a doença persiste.

Mariana Monteiro explica que este tipo de bypass é diferente do tradicional porque reduz o tamanho do estômago, cortando cerca de dois metros do intestino delgado, o que reduz drasticamente o percurso do trânsito alimentar. Já no método clássico, apenas se cortava 70 centímetros.

O estudo, levado a cabo por um grupo de cientistas portugueses do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, já publicado na revista Obesity Surgery , mostra que o bypass gástrico metabólico “consegue alterar os níveis de hormonas que regulam o funcionamento do pâncreas”, garante a investigadora.

“Pensa-se ser esta a causa para a melhoria ou remissão da diabetes, uma doença até há poucos anos considerada incurável”, diz Mariana Monteiro, mas “ainda não se pode falar em cura da diabetes por não se saber se, anos mais tarde, a doença não irá voltar a manifestar-se”.

A investigação contou com uma amostra de 94 doentes obesos com diabetes tipo 2. Entre estes, a percentagem de excesso de peso perdido foi de 69 por cento e “a taxa de desaparecimento da diabetes foi de 92 por cento aos dois anos e cem por cento aos três, uma percentagem superior aos 84 por cento que estão descritos para o bypass clássico”, afirmam os investigadores.
nofemininonegocios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário