sábado, 27 de agosto de 2011

Cubatão já tem propostas das Conferências de Política para mulheres


O documento foi discutido e aprovado na noite desta quarta-feira (24/8) com grande participação popular

A 3ª Conferência de Política para mulheres aconteceu na noite desta quarta-feira (25/8) com saldo bastante positivo. O encontro foi no Bloco Cultural da cidade e teve grande participação popular. A reunião fecha o ciclo de 11 pré-conferências realizadas em vários bairros do município e as propostas elaboradas servem de plataforma para o Plano Municipal de Política para Mulheres.

Antes das discussões foi divulgado um vídeo com uma mensagem da ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres, Irany Lopes, destacando a importância dos municípios se mobilizarem na construção de políticas públicas para o gênero, contribuindo assim para a criação de um Plano Nacional, que deverá ser criado em dezembro, em Brasília, durante a conferência nacional.

Durante a 3ª Conferência, houve votação das sugestões coletadas nas pré-conferências realizadas de 19 de julho a 17 de agosto. O documento reúne quase 200 propostas de diversos temas: educação livre de preconceito, enfrentamento da violência doméstica, trabalho, inserção e reforma política, saúde e autonomia. O documento será encaminhado à prefeita, aos vereadores e ao Ministério Público e deve nortear o Plano Municipal de Política para mulheres.

Uma das principais propostas é a criação de novas unidades da Delegacia da Mulher e melhorias das que já existem, com mais gente para trabalhar, equipamentos e ampliação do funcionamento das unidades (24 horas). “Essa será uma das sugestões que enviaremos à Conferência Estadual, que acontece em outubro”, afirmou Roseli de Oliveira, que está à frente da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres da Prefeitura.

No encontro também foi eleita a delegação que representará Cubatão na Conferência Paulista. Participam: Roseli de Oliveira (Coord. Especial de Política para Mulheres), Neusa Santos (Conselho da Condição Feminina), Cíntia Neli e Sílvia Barreto (Assoc. Construindo Gênero), e Arlete de Carvalho (Assoc. Moradores dos Pilões).

A secretária de Cidadania e Inclusão Social, Karina Cruz, participou do evento representando a prefeita Marcia Rosa e falou sobre as conquistas já implementadas no governo municipal desde 2009, inclusive, com a criação da Coordenadoria Especial na cidade. “Cubatão tem valorizado a política especial para mulheres através de dezenas de ações que tem beneficiado milhares de pessoas”, afirmou a secretária. Uma delas foi a parceria da Prefeitura de Cubatão com Ministério do Trabalho e Confederação de Mulheres do Brasil, que capacitou mão-de-obra feminina para a construção civil.

Outra ação é a construção do Centro de Referência da Mulher, com patrocínio da Petrobras e coordenação da ONG Construindo Gênero, cujas obras devem estar prontas ainda este ano. Isso, além da gestão do governo municipal junto à empresa de ônibus da cidade para contratação de mulheres como cobradoras nos coletivos; incentivo fiscal aos comerciantes que contratarem mulheres e, recentemente, a parceria com a Usiminas para realização do curso de construção civil com a participação feminina.

A 3ª Conferência contou, ainda, com uma palestra da professora e ex-deputada federal Mariângela Duarte, que falou sobre a importância da mulher na sociedade. Destacou as ações implementadas pela valorização do gênero, destacando, inclusive, o comando feminino na administração da cidade. “Cubatão saiu na frente”, disse Mariângela. Em tom poético, a professora ressaltou a multiplicidade da mulher que é mãe, esposa, trabalhadora, militante: “Como já nos disse Clarice Lispector, mulher é desdobrável”, concluiu.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Carlos Felipe

20110825-SEMCI-3 Conferencia Mulheres-MM 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário