domingo, 14 de agosto de 2011

Cristina Kirchner lidera primárias para eleição na Argentina
Segundo a pesquisa, Cristina estava mais de 30 pontos percentuais à frente do segundo colocado
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, liderou as primárias realizadas neste domingo (14) no país com mais de 45% dos votos, colocando-a no caminho para a reeleição em outubro, segundo pesquisa divulgada pela TV C5N. O resultado oficial, que será dado pela Comissão Eleitoral, tem previsão para ser anunciado por volta das 23h.

Segundo a pesquisa, Cristina estava mais de 30 pontos percentuais à frente do segundo colocado (que não teve o nome informado). Outro canal, no entanto, informou que seria o ex-presidente Eduardo Duhalde, ligado aos peronistas dissidentes.

É primeira vez que o país realiza eleições primárias abertas, simultâneas e obrigatórias para definir os candidatos às eleições gerais de outubro.

Quase 29 milhões de pessoas foram convocadas para este voto inédito, implementado por uma reforma política aprovada pelo Parlamento no fim de 2009.

No cenário nacional, os cidadãos vão votar em listas de pré-candidatos para presidente e vice-presidente, além de 130 deputados províncias e da capital e 24 senadores nos distritos de Buenos Aires, Formosa, Jujuy, La Rioja, Misiones, San Juan, San Luis e Santa Cruz.

Estará fora da eleição quem não conseguir atingir 1,5% dos votos totais.

A votação é o primeiro teste para a presidente Cristina Kirchner, candidata à reeleição, e para a oposição, dividida em pelo menos quatro coligações.

Para a presidente, a primária ocorre em momento delicado. O kirchnerismo vem de derrotas seguidas em três dos quatro maiores colégios da Argentina --Buenos Aires, capital, Santa Fé e Córdoba.

Para a oposição, o pleito mostrará quem é o candidato mais competitivo para enfrentar a Casa Rosada.

Despontam como principais rivais Ricardo Alfonsín (União Cívica Radical) e Eduardo Duhalde (União Popular).