terça-feira, 16 de agosto de 2011

Congo
Diplomata angolano nas festividades do aniversário da independência


Brazzaville - O embaixador angolano no Congo, Pedro Fernando Mavunza, assistiu, segunda-feira, em Ewo, 600 quilómetros a Noroeste de Brazzaville, ao acto central das festividades do 51º aniversário da independência congolesa.
 
Um desfile militar com 1.200 tropas dos corpos da sétima região militar das Forças Armadas Congolesas (FAC), da Gendarmeria e da Polícia, além dos representantes dos seis distritos de Cuevette Oeste iniciou-se pelas 11H30 na principal artéria de Ewo, construida no quadro da sexta edição da política da ‘’municipalização acelerada’’ iniciada em 2004 no Kouilou, no Sul do país.
 
Na tribuna de honra destacavam-se, além do Presidente anfitrião e a sua esposa, os chefes de estado da Guiné-Equatorial e igualmente presidente em exercício da União Africana, Teodor Obiang Nguema, e a sua esposa, da República Centro-Africana, François Bozize, do Tchade, Idris Derby Itno, e a sua esposa , e o presidente cessante de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, bem como os representantes dos chefes de estado do Gabão e dos Camarões, Aly Bongo e Paul Biya, respectivamente.
 
Os Convidados de honra, os membros do governo congolês e as autoridades militares, policiais e civis assistiram nas tribunas laterais ao desfile que foi aberto depois da chegada do líder congolês de pé num Jeep cerimonial.
 
Ewo acolheu sábado à noite da moda congolesa e a eleição da ‘’Miss Independência’’, enquanto a 08 de Março transacto, havia albergado o acto central das festividades do Dia Internacional da Mulher.