segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BREVE HISTÓRICO DO MINISTÉRIO FEMININO DEUSEANO”   
  
TEXTO: Pv 31.10: “Mulher virtuosa, quem achará? O seu valor muito excede o de rubis.

A História do trabalho da Igreja de Deus no Brasil está cheia de nomes de mulheres que trabalharam sem medir sacrifícios. Muito antes de serem organizados oficialmente nos departamentos chamados “Trabalhadoras Voluntárias”, várias irmãs pregavam e levantavam congregações.
O exemplo da Missionária Mathilda Paulsen sempre foi e continua sendo uma inspiração que convoca as mulheres cristãs do Brasil a uma maior dedicação. Muitas mulheres fiéis se dedicavam à obra ao lado dos seus maridos. Às vezes acompanharam os maridos em viagens difíceis, às vezes ficavam em casa cuidando dos filhos e ocupando o lugar do esposo no púlpito, na visitação e oração pelos enfermos, enquanto ele cuidava de outras congregações distantes.
Desde a fundação da Igreja de Deus em 19 de Agosto de 1886, o departamento do Ministério Feminino só foi surgir a partir de 1929 em algumas igrejas locais e só foi reconhecido como departamento em 1936; seu primeiro nome foi “Ladies Willing Worder Band” ou “Trabalhadoras Voluntárias”, nome que também foi adotado pelas irmãs do Brasil desde o início da obra nesta pátria. Nos Estados Unidos no ano de 1970, o nome foi mudado para “Ladies Auxiliary” ou “Damas Auxiliares”, e, em 1982, para “Ladies Ministries” ou “Ministério Feminino”. No Brasil, em Março de 1986, no 3° Encontro de Líderes Nacionais realizado em Brasília/DF, adotou-se definitivamente o nome “Ministério Feminino”. O dia nacional do Ministério Feminino da Igreja de Deus no Brasil é comemorado no dia 26 de Agosto.
No Riacho Fundo/DF, o Ministério Feminino começou junto com a fundação da igreja em 1993 através do Circulo de Oração, tendo como presidente a irmã Joventina Ramos Costa. O Ministério só foi oficialmente criado em 1996, completando 14 anos de existência este mês.
Maria Antônia Rodrigues / Presidenta do Ministério Feminino