domingo, 28 de agosto de 2011

5 portugueses finalistas no concurso “Não à violência contra as mulheres”


Create4theun.jpg
Imagem criada por Gjoke Gojani,
vencedor da votação pública do
concurso “Não à violência contra
as mulheres”
Cinco portugueses estão entre os 30 finalistas do concurso das Nações Unidas “Create4TheUN”, este ano sob o tema “Não à violência contra as mulheres”. A ONU pretende, com a iniciativa, distinguir as melhores campanhas de sensibilização.

Leonor Rasteiro, Samuel Nunez, João Geada, Tiago Pinto Ferreira e Luís Silva são os cinco portugueses entre os 30 finalistas da competição, que contou com a participação de mais de 2.700 europeus de 40 países. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Madrid, no próximo dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

“Apelar ao fim de todas as formas de violência contra as mulheres, uma das violações mais sistemáticas e generalizadas dos direitos humanos”, que “é não só intolerável como evitável”, segundo a ONU, é o objectivo do concurso deste ano.

Aproximadamente 70 por cento das mulheres são vítimas de violência ao longo da sua vida, sendo que uma em cada cinco é vítima de violação ou tentativa de violação, revelam os dados alarmantes da ONU. O número de pessoas traficadas por ano situa-se entre os 500 mil e os dois milhões, com 80 por cento deste valor ocupado pelas mulheres.

O primeiro prémio do concurso, no valor de cinco mil euros, será oferecido pela Fundação Caixa em Espanha, ao vencedor seleccionado por um júri de peritos. Já o segundo prémio, para participantes com 25 ou menos anos de idade, será oferecido pela Fabrica, o centro de investigação sobre comunicação do Grupo Benetton, que também seleccionará o vencedor deste galardão. O terceiro prémio, atribuído por votação do público, já tem vencedor: Gjoke Gojani vai receber 1.500 euros, oferecidos pelo Governo português.
nofemininonegocios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário