sábado, 27 de agosto de 2011

Profª. Gina homenageia 2ª Conferência das Mulheres

Por: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal da Estância de Atibaia
A vereadora Georgina Pitocco Piniano, a Profª Gina, apresentou na sessão desta segunda-feira, dia 22, moção de congratulações pela realização em Atibaia da 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – que aconteceu no último dia 18, no Fórum da Cidadania. A moção será votada na próxima sessão, conforme prevê o Regimento Interno da Casa de Leis.
Na moção, a vereadora parabenizou a Coordenadoria de Cidadania, na pessoa do coordenador Paulo Tricoli Patara, o Conselho Municipal da Mulher de Atibaia (COMMATI), e sua presidente Maralice de Castro Hummel, e toda equipe envolvida na realização da conferência – nas palavras da vereadora, “que envidou esforços para o sucesso do evento”. “Também parabenizo o prefeito Dr. Denig, pela dedicação e apoio à causa da mulher em nosso município”, completou Gina.
No documento, a vereadora também comentou sobre o evento, que ressaltou a luta da mulher perante a sociedade, “com sensibilidade, garra e visão sistêmica na construção de políticas públicas”, e o avanço da mulher na sociedade ao longo dos anos. O presidente da Câmara, Emil Ono, e o vereador Wilson de Vasconcelos Veiga, o Baixinho Barbeiro, também estiveram presentes.
O evento
A Conferência da Mulher contou com palestra de Berenice Rosa Francisco, coordenadora da Mulher na Política de Campinas e grupos de discussões sobre diversos temas envolvendo a mulher: “Igualdade e Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho”, “Saúde das Mulheres”, “Violência contra a Mulher” e “A Mulher nos Espaços de Poder”. “Tive a honra de participar desses grupos, ao lado da ex-primeira dama Fernanda Montezuma Tricoli e de todo o grupo. Juntas, pudemos contribuir com proposituras que serão encaminhadas para as conferências estaduais e nacionais”, conta Gina.
Em sua palestra, Berenice ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres e os problemas que afetam todos os sexos, como a falta de laicidade, que oprime a expressão da cidadania. Ela também explicou como se dá o processo de elaboração de políticas públicas e apoiou a iniciativa de mulheres em seus municípios: "Uma mulher mora em um Estado, mas, sobretudo, mora também em um Município. E esse é o ponto de partida", frisou Berenice.
O presidente Emil Ono concedeu a palavra à vereadora Profª Gina, para falar em nome da Câmara, como única representante da classe feminina no Legislativo. "Espero ter outras parceiras mulheres trabalhando para o bem do município. Este é um momento especial para pensarmos na inserção da mulher na sociedade”, iniciou a vereadora. “Nós, como mulheres, também temos que nos fortalecer no âmbito familiar. A mulher contemporânea trabalha fora de casa, resolve problemas, se arruma e ainda tem de encontrar tempo para o lar e a família. Isso faz dela uma pessoa muito forte. Infelizmente, acabamos de presenciar uma cena brutal no bairro do Alvinópolis, uma mulher sendo agredida. Isso nos marcou de forma triste. Temos que dar voz, pois essa mulher já havia feito várias denúncias e nenhuma medida foi tomada", continuou Gina.
Buscando o combate à violência contra a mulher, um dos temas comentados na conferência foi a criação da Delegacia da Mulher (DDM) em Atibaia. Segundo Berenice, a Dra. Nagya Andrade, delegada do município de Itapira, interior de São Paulo, é uma boa candidata para tomar frente desta nova delegacia. "Ela é munícipe de Atibaia e percorre uma longa distância para exercer suas funções em Itapira. É uma oportunidade considerável", ressaltou Berenice.
A deputada Aline Correa não pôde comparecer, mas enviou representantes e uma mensagem às conferencistas: “O tema mulher é um dos pilares sobre o qual se sustenta o meu trabalho parlamentar. Assim, coloco-me à disposição do Conselho Municipal da Mulher de Atibaia (COMMATI), bem como de toda a Coordenadoria Especial de Cidadania, responsável por gerir e articular o trabalho dos conselhos do município de Atibaia”, aponta a parlamentar em trecho da mensagem.
Baixinho também manifestou sua satisfação por ter participado do evento. “Me sinto honrado em participar de um evento que dá certo. As mulheres fazem por merecer, pois buscam, incessantemente, por espaço e estão conseguindo provar que são merecedoras de tantas conquistas”, concluiu o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário