segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pílula anticoncepcional pode alterar funções cerebrais, diz pesquisa

Mulheres que usam contraceptivo hormonal se lembram melhor de informações centrais

por New Scientist
Editora Globo
As pílulas podem interferir no funcionamento do cérebro, é o que diz um novo estudo da Universidade da Califórnia. Os pesquisadores perceberam que os contraceptivos hormonais podem modificar a maneira com que a mulher se lembra de acontecimentos emocionais.
Para o estudo, 34 mulheres que tomam pílula e 35 que não usam o anticoncepcional assistiram a dois tipos de apresentações de slide: ou um com uma narrativa carregada de emoções ou outra história menos emocional. Uma semana depois, as participantes voltaram para escrever a história que assistiram.
Nos dois grupos, aquelas que assistiram a história emotiva lembraram se melhor dos slides do que as mulheres que viram a narrativa neutra. No entanto, as participantes que usavam pílula se recordaram melhor da trama central, enquanto as não usuárias se lembraram melhor de detalhes da história.


Segundo os pesquisadores, a alteração na lembrança não é necessariamente uma deficiência, a diferença foi apenas no tipo de informação recordada pelas mulheres. E afirmam que estudos de memória devem levar em consideração se a pessoa toma pílula ou não.
O estudo foi divulgado pela publicação especializada Neurobiology of Learning and Memory.
revistagalileu.globo.com