domingo, 14 de agosto de 2011


 

Peixe Urbano: fisgando o internauta


A coordenadora comercial do Peixe Urbano para Porto Alegre e Vale dos Sinos, Gabrielle Varga, iniciou nesta quarta-feira (10) o ciclo de palestras do evento Somando Ideias, realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de seu Conselho da Mulher Empresária/Executiva. A partir do tema "Redes sociais utilizadas como ferramentas de negócios", Gabrielle apresentou trajetória e novidades do maior site de compras coletivas do País.
Criado em 2010 por Julio Vasconcellos, Alex Tabor e Emerson Andrade, a sociedade que constitui o Peixe Urbano conta recentemente com a participação do apresentador de televisão Luciano Huck. Os jovens sócios, que trabalhavam para o Facebook e tinham conhecimento de informática, vislumbraram uma oportunidade de negócio com o crescimento da internet no Brasil. Sem nenhum investimento inicial, eles criaram um site com ofertas a baixo custo de produtos e serviços. Em pouco tempo o negócio virou um sucesso e já chegou a ter quatro compras por segundo. A partir de então, a empresa, com sede no Rio de Janeiro, precisou investir em infraestrutura física e tecnológica e mão de obra.
Para uma empresa jovem no tempo de existência e no seu quadro de funcionários (cerca de 800) ela possui números impressionantes. Com faturamento aproximado de R$ 100 milhões, o Peixe Urbano está presente em 60 cidades do Brasil e ultrapassa fronteiras com cinco cidades na Argentina. Já são sete milhões de cupons (ofertas) vendidos para 12 mil ofertas publicadas e 12 milhões de pessoas cadastradas. Somente Caxias do Sul, uma das cidades atendidas, gerou 300 ofertas e 60 mil vendas.
A coordenadora comercial do Peixe Urbano explicou a missão da empresa. "Adquirindo um cupom de uma oferta anunciada, o cliente tem a oportunidade de explorar sua cidade e outras que lhe interessem. Trabalhamos com os melhores estabelecimentos e garantimos um desconto claro e real", resumiu. Gabrielle ressaltou que todos os locais e produtos são conhecidos pela equipe antes de ser ofertado ao cliente.
Ela destacou que existem três máximas na empresa: o fazer para aprender, o foco e prioridades e a equipe super qualificada. "Um dos nossos sucessos é a construção do conhecimento com a equipe e clientes, que nos dão retorno a respeito da experiência da compra. Somos rápidos na resolução de problemas e a nossa equipe é formada pelos melhores e mais motivados profissionais", completou.
Gabrielle apontou também que 70% das compras no site são feitas por mulheres. "Elas são muito influentes no nosso negócio e a maioria das ofertas é direcionada a elas", definiu.
De olho na concorrência, o Peixe Urbano trabalha estratégias de fidelização do cliente. Gabrielle informa que ofertas de baixíssimo custo, vendidas a R$0,01, por exemplo, são ações de investimento e não visam ao lucro. "A intenção é chamar a atenção deles e ativar seus cadastros", observou. Outra melhoria descrita por ela é que agora os clientes podem editar os cadastros para receber ofertas de acordo com seus interesses.
O Peixe Urbano utiliza principalmente as plataformas de divulgação do Facebook e do Twitter, além de publicar anúncios institucionais em sites de grande acesso. Conforme a coordenadora comercial, o negócio está em fase de expansão e crescimento, inclusive internacional, afinal para ela "hoje entrar na internet não é mais uma opção".
O próximo e último encontro do Somando Ideias ocorre na quarta-feira (17) no auditório da CIC, às 20 horas. Em formato de mesa redonda, está programado debate sobre redes sociais na comunicação corporativa com participação da professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Roberta Mânica Cardoso, do advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção Caxias do Sul) Álvaro Kleinowski e do diretor da TUA Tecnologia, Fábio Storchi. A mediação fica a cargo do jornalista e sommelier Maurício Roloff.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC