segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dilemas morais são atração no Imagens em Pauta no Sesc Arsenal
Uma discussão livre sobre temas universais da condição humana, a série “Decálogo” (Dekalog, Polônia, 1988) de Kieslowski continua a ser exibida nesta terça-feira, 16 de agosto, às 19 horas, no CineSesc Arsenal. Os dez episódios, filmes de média-metragem com 55 minutos cada, são adaptações livres dos Dez Mandamentos cristãos a partir de situações que apresentam indivíduos frente a hesitações e dilemas morais. Nas próximas terças-feiras (até 06 de setembro) serão exibidos dois episódios da série por sessão. Entrada gratuita. Classificação: 18 anos.
 As exibições integram o Ciclo Kieslowski do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Instituto de Linguagens e Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. O projeto promove a curiosidade de assistir a e saber mais sobre filmes de diferentes estéticas e cinematografias, além de estimular a prática social de frequentar uma sala de cinema.
 Entre os meses de julho a setembro são discutidos filmes do polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996). As exibições contemplam filmes da fase inicial do cineasta, centrados no cotidiano polonês (“Acaso”), marcados pela burocracia estatal (“A cicatriz”, “Cinemaníaco”), e pelos conflitos morais (a série “Decálogo”). Complementam o ciclo os filmes que Kieslowski realizou na década de 1990 e que o alçaram ao reconhecimento mundial, onde o cineasta investe no mergulho na subjetividade humana e nos detalhes da vida, como em “A Dupla Vida de Véronique” e nos filmes da Trilogia das Cores (“A Liberdade é Azul”, “A Igualdade é Branca” e “A Fraternidade é Vermelha”).
 Como já é de costume, junto ao “Imagens em Pauta” acontece o projeto “Terças com Café”, realizado pelo Sesc Mato Grosso, que oferece aos presentes na sessão, após bate-papo sobre o filme, um delicioso cappuccino, na área interna da Choperia Arsenal.
Decálogo 3 – Respeitar os dias santos: Para procurar seu marido, desaparecido durante a véspera do Natal, mulher pede ajuda a um antigo amante, relembrando durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado.
Decálogo 4 – Honrar o nome de teu pai e tua mãe: O relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos sofre alterações quando esta parece ter indícios, por meio de uma carta escrita pela mãe, de que ele não é seu verdadeiro pai.
 Nas dez histórias, todas ambientadas em um conjunto residencial de Varsóvia, pessoas comuns enfrentam problemas cotidianos que se manifestam em diversas camadas de significados.
Nas tramas, Kieslowski propõe uma discussão livre sobre temas universais da condição humana: amor, culpa, solidão, amizade, tristeza, ética, medo. Os episódios têm uma admirável coerência e uma força coletiva inigualável.
Na próxima terça-feira, 23 de agosto, continuam as exibições do “Decálogo” (episódios 5 e 6, que deram origem aos longas-metragens que tornaram Kieslowski mundialmente conhecidos: “Não matarás” e “Não amarás”). Não perca! Se você deseja ser avisado sobre as exibições do projeto, envie um email para imagensempauta@gmail.com com a informação “Cadastrar e-mail”. Para saber mais, siga também o “Imagens em Pauta” no www.twitter.com/ImagensEmPauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário