quinta-feira, 1 de setembro de 2011

São Paulo registra poluição sonora acima do permitido em lei

01/09/2011
Tráfego intenso é a princpal causa deste tipo de poluição
(Crédito: Divulgação)
Exposição a elevados níveis de ruído pode ddesencadear problemas no sistema cardiovascular, de acordo com OMS
Foram realizadas três medições diferentes em 40 pontos distribuídos na região do bairro de Pinheiros
Estudo feito na USP (Universidade de São Paulo) constatou ruído acima do permitido em lei na região do bairro de Pinheiros na capital paulista, uma das principais áreas centrais da cidade. De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo geógrafo Thiago Shoegima, em até 45% dos pontos de medição o ruído era até 15 dB (decibéis) acima do ideal. O autor compara a situação real dos pontos de levantamento com a lei de zoneamento municipal.
 
Foram realizadas três medições diferentes em 40 pontos distribuídos na região, desde o ano passado. Apesar do intenso barulho, entre 2010 e 2011 houve melhora no índice. O geógrafo credita a redução à lei que restringiu o tráfego de caminhões na área e ao programa Controlar (Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso). Foi constatada como principal causa do excesso de ruído o tráfego de veículos.
 
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a exposição a elevados níveis de ruído pode ddesencadear problemas no sistema cardiovascular, psicológico, redução de desempenho e alterações no comportamento social, além dos problemas de audição e estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário