quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Hemoba participa de feira de livros

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) participa da Feira de Livros "Sangue, Vampiros e Livros... Uma questão de ler e doar!", que acontece no próximo dia 4, domingo, a partir de 9h30min, no Campo Grande, numa iniciativa da Fundação Pedro Calmon. Na oportunidade, o diretor da Hemoba, Roberto Schlindwein, profere palestra com o tema "O Sangue como Fonte de Energia".

O Hemóvel também estará presente para coleta de sangue e a população está convidada a comparecer e fazer sua doação. A expectativa é que 100 pessoas realizem a doação voluntária de sangue durante a coleta, que ocorrerá das 8 às 16 horas.

Para a direção da Hemoba, "Sangue, vampiros e livros... Uma questão de ler e doar!" é mais do que oportuno, pois, recentemente, a Portaria nº 1.353/2011, do Ministério da Saúde, possibilitou que jovens de 16 anos em diante, fãs de vampiros, também sejam doadores de sangue.

Feira de Livros

Com o objetivo de promover a prática da leitura e a solidariedade através da doação de sangue, a diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, em parceria com a Hemoba, reúne num só evento o "Seminário Novas Letras: Vampiros na Literatura e no Cinema"; o lançamento do cordel "O Vampiro Apaixonado", de Antônio Barreto; sessão de autógrafos com Iray Galrão, autora de "Bia, a nuvem que não queria chover"; a Biblioteca Móvel e a Feira Mensal de Livros do Campo Grande - com a exposição e venda dos acervos da Fundação Pedro Calmon, da Editora Livro.Com, da Galeria do Livro e outros livreiros.

Os Seminários Novas Letras vem movimentando as bibliotecas públicas, ao resgatar os clássicos da literatura de vampiros que antecederam o sucesso atual da série Crepúsculo, tão ao gosto dos leitores infanto juvenis. Às 10 horas, começa a edição Seminários Novas Letras: Vampiros na Literatura e no Cinema, com as seguintes palestras: "Drácula", de Bram Stoker, o começo de tudo, com Carlos Ribeiro; A polêmica e o valor do "Chá das cinco com o vampiro", com Mônica Menezes; "Carmilla, a homovampira",com Nancy Vieira, e "O mito do vampiro no cinema: a eternidade ontem, hoje e sempre", com Vanessa Brasil.

Carlos Ribeiro é escritor, jornalista, professor doutor da UFRB e membro da Academia de Letras da Bahia. Mônica Menezes é poetisa, professora e doutora em literatura infanto juvenil. Nancy Vieira é professora-doutora da UFBA e estuda a mulher na literatura. Vanessa Brasil é escritora, jornalista e doutora em narrativas cinematográficas. Antônio Barreto é poeta, cordelista e professor. Iray Galrão é pedagoga, professora de estudos africanos, premiada no Edital de Apoio à Edição de Livros de Autores Baianos da Fundação Pedro Calmon, em 2009.

Fonte: Ascom da Hemoba
Hemoba/livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário