quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Bombril lança espaço de capacitação de domésticas e resgate da história

O lançamento do projeto social inovador, chamado Casa Bombril, contou com a presença do Governador do Estado, do apresentador Raul Gil e da cantora Daniela Mercury

A Bombril inaugurou ontem, 30 de agosto, a Casa Bombril, projeto social inovador que tem por objetivos: ajudar a profissionalizar o serviço realizado pelas empregadas domésticas - através de cursos gratuitos - promover debates em prol do fortalecimento do protagonismo feminino, resgatar a história da empresa e do país e propiciar uma experimentação diferenciada da marca.
Os convidados foram recepcionados por Alice Ferreira, idealizadora do projeto e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Roberto Sampaio Ferreira, braço para ações de sustentabilidade e responsabilidade social da Bombril.

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; a cantora Daniela Mercury; o publicitário Washington Olivetto; a jornalista Maria Cândida, que lançou o livro Mulheres que Brilham com patrocínio da Bombril; e o apresentador Raul Gil, anunciando uma parceria da empresa em um quadro de seu programa, prestigiaram o evento cujo mestre de cerimônia foi o eterno garoto-Bombril Carlinhos Moreno.

Os convidados foram embalados pelos hits da cantora Dhi Ribeiro, que fez um pocket show para animar a noite.
Localizada no número 525 da Av. Francisco Morato, no Bairro Butantã, em São Paulo, a Casa é a primeira iniciativa do Instituto Roberto Sampaio Ferreira (IRSF), braço para ações de sustentabilidade e responsabilidade social da Bombril.

Os cursos dirigidos às empregadas domésticas mostram na teoria e na prática todas as tarefas do trabalho da casa, proporcionando uma formação diferenciada, com mais eficiência, profissionalismo, aumento da renda individual e familiar, e possibilidade de ingresso e permanência no mercado de trabalho.
“Ao promover a capacitação, o intuito da Casa Bombril é o desenvolvimento profissional e pessoal das mulheres participantes, valorizando e agregando conhecimento a uma categoria tão desvalorizada e que enfrenta inúmeros problemas no nosso país. Para isso, além dos módulos práticos, desenvolveremos o módulo de competências básicas que estimulará o autoconhecimento, planos de desenvolvimento profissional e pessoal, incentivo a leitura e escrita e princípios de eco eficiência”, explica Alice Maria Barreto Prado Ferreira, Presidente do Conselho Deliberativo do IRSF.

Segundo Alice Ferreira, a filosofia central do IRSF é a crença na ética, nos valores femininos de solidariedade, cooperação e não-violência, no uso responsável e sustentável dos recursos naturais e na convergência entre o público e o privado. “Ao promover valores femininos estamos em busca de uma sociedade mais justa e equilibrada e a Casa Bombril é a melhor tradução da proposta do Instituto para a sociedade brasileira”, enfatiza.

Sobre os cursos
O espaço onde são ministrados os cursos tem uso múltiplo, graças à utilização flexível dos ambientes desenhados por renomados arquitetos que desenvolveram um projeto com visual moderno que remete a cenários de produção cinematográfica.
Os cursos, desenvolvidos em parceria com o SENAC, considerado referência nacional em educação no país, são voltados para o desenvolvimento pessoal e qualificação profissional da empregada doméstica nas áreas de lavanderia, organização de ambientes, limpeza e conservação e serão ministrados em cinco módulos, abrangendo todos os cômodos da casa. Conheça os módulos:
MÓDULO BOMBRIL - Módulo básico, obrigatório, que considera os princípios da qualidade de vida, da ética, da cidadania e do empreendedorismo da mulher. O trabalho será direcionado para o desenvolvimento do autoconhecimento de cada participante, incentivo a leitura e escrita e princípios de ecoeficiência.

MÓDULO PRATICE - Execução das tarefas diárias de limpeza, organização de ambientes de forma eficiente nos mais diferentes tipos de pisos, paredes, acabamentos e mobiliários.
MÓDULO MON BIJOU - Cuidados especiais com o vestuário, lavanderia e passadoria.
MÓDULO ECOBRIL - Módulo voltado para as habilidades no trato com plantas e animais domésticos, além de cuidados com a área externa.
MÓDULO LIMPOL - Esse módulo tem o objetivo de planejar e servir refeição com qualidade e criatividade, em conformidade com os hábitos e necessidades dos moradores.
Com mínimo de oito alunas e o máximo de 25 por módulo, a Casa Bombril pretende formar 350 mulheres até o final do ano.
As interessadas em participar dos cursos podem fazer sua inscrição pelo site da Bombril (www.bombril.com.br), na própria Casa Bombril ou ainda pelo telefone (11) 3032-0374.
Espaço Memória
Além da dimensão educacional, a Casa Bombril conta ainda com o Espaço Memória, museu onde a história da empresa e de seus produtos será contada, e Loja, onde serão vendidos produtos exclusivos da grife Casa Bombril. O lucro será revertido em doações para o Instituto Roberto Sampaio Ferreira, para manutenção das atividades educacionais da própria casa.
“A história da Bombril foi escrita em conjunto com a história de muitas mulheres do país. A empresa evoluiu junto com a população feminina e acompanhou o desenvolvimento das mulheres na sociedade e no mercado profissional, por isso faz parte da trajetória do Brasil”, salienta Marcos Scaldelai, diretor de Marketing da Bombril.
No Espaço Memória toda esta história é organizada, resgatada e preservada para que outras pessoas possam conhecer e refletir sobre o empreendedorismo e estratégias de marketing, como a empresa começou, em que época surgiu, a história do Bom Bril; que revolucionou as donas de casa de todo o Brasil, detalhes sobre os outros produtos e também momentos históricos do nosso país. E tudo isso, contado por meio de materiais pessoais dos fundadores da Bombril e campanhas publicitárias disponibilizadas pelas agências de publicidade WMcCann e DPZ.

“A Bombril fez e faz parte da vida cotidiana dos lares brasileiros, e assim como eles, testemunhou as profundas transformações do Brasil. Foi uma empresa que sempre elegeu a mulher o seu grande foco de interesse e promoveu uma verdadeira transformação na sua vida cotidiana. A palavra ‘Bombril’ e o termo ‘1001 Utilidades’ penetraram nos lares brasileiros e na cultura nacional, de forma que hoje pertencem ao inconsciente coletivo do brasileiro”, relata a Presidente do Conselho Deliberativo do IRSF.

Os visitantes do Espaço Memória - local em que a visitação dará lugar à observação, à experimentação, ao conhecimento e ao questionamento sobre aspectos da história, empreendedorismo, criatividade e outros que permeiam a cronologia da Bombril - serão “recepcionados” por uma personagem feminina, protótipo da mulher comum, que estará em cada módulo da exposição com seus comentários. Suas roupas e sua aparência acompanham a trajetória do passar das décadas e a evolução da mulher brasileira.
“A Casa Bombril é uma iniciativa inovadora no contexto de investimento social privado brasileiro. Ela consegue integrar uma contribuição social diferenciada e de comprometimento de longo prazo da Bombril com a comunidade, em especial às mulheres, com um espaço de experiência de marca. Um projeto social que difunde uma causa e expressa as crenças, valores e DNA da empresa. A REPENSE auxiliou desde o planejamento até a execução deste projeto e estamos certos de nossa contribuição para que a Bombril se torne uma empresa atuante no processo de transformação social do país”, diz Margareth Goldenberg.
A Casa Bombril contou com o patrocínio das empresas: Coral, Deca, Electrolux, Firmenich, Tarkett Fademac e Ultragaz, além do apoio de Uniflex, Instituto Lojas Renner e FNC.

“Participar de um projeto de tamanha relevância como a Casa Bombril é motivo de grande satisfação e está em linha com os valores da AkzoNobel, representada no projeto pela Tintas Coral. Valorizar o capital humano e as relações interpessoais, investir hoje para se conquistar uma sociedade sustentável amanhã. É nisso que acreditamos e é dessa forma que esperamos, tendo como base nossas cores, inspirar e colaborar para transformar a vida das pessoas que passarem pela Casa Bombril”, exalta Benito Berretta, diretor de marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina.

Sobre a Bombril
Fundada em 1948, a Bombril S.A. é considerada uma das maiores e melhores empresas de soluções de higiene e limpeza no Brasil ao oferecer uma linha completa de produtos que facilitam o dia a dia das tarefas domésticas.
Com um portfolio que atingirá 540 itens de limpeza doméstica até o final de 2011, dividido em 28 marcas entre esponja de aço, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, esponjas sintéticas, amaciantes, lava roupas líquidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores, os produtos Bombril estão presentes em praticamente 100% dos lares brasileiros.
A empresa possui três complexos industriais, localizados nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG), e emprega cerca de 3.500 funcionários (diretos e indiretos), que produzem 250 mil toneladas de produtos por ano.
A marca e a qualidade dos produtos Bombril são reconhecidas pelo consumidor brasileiro. Esse prestígio, que rendeu à empresa o título “A Marca do Século”, deve-se, principalmente, à forte comunicação da Bombril por meio das campanhas publicitárias.

www.bombril.com.br

 Sobre Alice Maria Barreto Prado Ferreira

Alice Maria Barreto Prado Ferreira, tem 62 anos, é casada com o empresário Ronaldo Sampaio Ferreira, mãe de três filhos e avó de duas netas. Neta de famílias de fazendeiros produtores de café, cana de açúcar e usineiros no interior de São Paulo.
Formada em Administração Hospitalar pela Universidade de São Paulo, há mais de 30 anos atua em seus próprios negócios, nos setores de empreendimentos imobiliários e do agronegócio. A pecuarista e empresária paulistana Alice Ferreira atua na pecuária com foco na seleção de Nelore P.O. e melhoramento genético.
Ao tomar posse do cargo de presidente da ACNB - Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, para o triênio 2005/2008, Alice Ferreira foi a primeira mulher a exercer a função nos 55 anos de história da instituição. A pecuarista há 11 anos atua junto à Nelore do Brasil – primeiro como conselheira, depois como diretora e vice-presidente.
Em 2006, conquistou o prêmio “As Mulheres Mais Influentes do Brasil”, concedido pela revista Forbes, em eleição que contou com mais de 35.000 votantes. Alice Ferreira ocupa também cadeira permanente no Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp.
Sobre a REPENSE
Fundada por Otavio Dias, a REPENSE é uma sociedade do jovem empreendedor com Valmir Leite (VP de Criação) e Flávia Paranhos (VP de Criação e Diretora-Geral do RJ). A agência é comprometida com a verdadeira imparcialidade disciplinar. Orientada para resultados, atua nas três dimensões da comunicação: Brand Image /Positioning, Brand Activation/Experience e Brand Reputation. Com sócios-diretores que possuem grande experiência nas principais disciplinas de comunicação (Branding, Propaganda, Marketing Direto, Internet, Design, Eventos, Marketing Promocional, Marketing Relacionado a Causas e Comunicação para Sustentabilidade) e uma equipe de 150 colaboradores, a REPENSE acredita no trabalho colaborativo.
Para complementar a entrega e viabilizar projetos diferenciados, a agência criou a REDE DE REPENSADORES que profissionais com expertise e atuação em diversas frentes (Arte de Rua, Moda, Música, Conteúdo digital multiplataformas, Sustentabilidade, Design, Arquitetura, Branded Content/ Branded Entertainment, Economia Criativa, Educação).
A REPENSE possui agências em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Com quase quatro anos de atuação, sua carteira de clientes conta com Banco Itaú, Oi, Bombril, O Boticário, Redecard, Grupo Algar, HSM, Cultura Inglesa, Ellus, Fundação Dom Cabral, Laboratório GlaxoSmithkline – GSK, Laboratório MSD, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundação do Câncer, ActionAid, WWF-Brasil, GIFE – Grupo de Institutos , Fundações e Empresas, Fundação Roberto Marinho/ Canal Futura, Guri Santa Marcelina, Instituto Ethos, Instituto Coca-Cola, Instituto Renault, Hospital Pequeno Príncipe, Médico Sem Fronteiras, Construtora Rossi, Grupo RBS. P
ara mais informações, acesse: www.repensecomunicacao.com.br e www.repensadores.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário