quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mulheres são tema de exposição - Maringá
www.uem.br
Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove a exposição Mulheres, Museus e Memórias: a Poética do Cotidiano, de 1º a 30 de setembro. A ideia é proporcionar ao público uma mostra com a temática, em consonância com a programação nacional, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): a 5ª Primavera dos Museus. O Ibram quer construir uma rede de contatos para maior conhecimento da história da mulher  na sociedade e o Museu da Bacia do Paraná.

Em 2010, o Brasil elegeu sua primeira presidenta. No ano seguinte, a primeira mulher foi nomeada Ministra da Cultura, quase 80 anos depois da conquista do sufrágio feminino em 1932. A eleição da primeira mulher ao mais alto posto do Executivo Federal sintetiza os inúmeros avanços conquistados pelas mulheres no Brasil, como a ascensão no mercado de trabalho, os avanços na escolaridade e a gradativa (e ainda inicial) redistribuição das tarefas domésticas.

Na última década, especialmente, acontecimentos marcaram os avanços nas conquistas de direitos e desenvolvimentos das políticas públicas voltadas para as mulheres. Exemplo de relevo é a Lei Maria da Penha. Internacionalmente reconhecida, ela é marco do enfrentamento da violência contra a mulher. No campo dos museus e da memória, as questões de gênero vêm alcançando destaque e inspirando grandes exposições, novos museus, além de novas vontades de memória.

O desafio que se coloca na atualidade é o de introduzir as mulheres na memória histórica. Não para escrever a “história das mulheres”, mas para identificá-las nos momentos em que estiveram presentes, ouvi-las da mesma forma como os homens são e foram ouvidos, não só na esfera privada, mas também no espaço público, local historicamente reservado aos homens.

Os visitantes poderão ver as esculturas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Outras informações pelo fone (44) 3011-4294.

Nenhum comentário:

Postar um comentário