quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Estudantes se manifestam em Curitiba e Brasília


#CEEG UPES e #CONEG UBES-o presente.com.br
 Esta semana os estudantes do Paraná e do Brasil estarão reunidos e se mobilizando por diversos temas de interesses próprios. Fóruns de discussões, passeatas, reuniões e outras ações fazem parte desta semana que conta com a Marcha dos Estudantes em Brasília.
Eu, irei sair hoje (30) de Marechal Cândido Rondon, representando os estudantes da cidade, e juntamente com demais alunos de outros municípios da região, vou para Curitiba-PR e depois seguirei com destino a Brasília-DF para participar deste movimento. Retorno na segunda-feira (05) com informações dos dois eventos para vocês.
Na minha programação está a participação no Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG), que é um dos principais fóruns de discussões do movimento estudantil do estado do Paraná. Durante o decorrer do dia 31 de agosto estudantes de várias regiões do Paraná irão se encontrar na capital paranaense. A pretensão dos diretores da UPES e UPE é que cerca de dois mil alunos participem do movimento.
Neste dia haverá grupos de debates, discussões e entre outras ações, manifestações dos estudantes sobre temas variados, como por exemplo:
- Início da Manifestação da UPES pelo “DERROSSO LARGA O OSSO”
- Por 10% do PIB e 50% do Pré-sal para Educação
- Por um PNE do tamanho do Paraná!
Brasília
Já o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) acontecerá do dia 31 de agosto a 4 de setembro em Brasília. O encontro promete reunir mais de mil estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular de todo o Brasil. As entidades estudantis tomarão as ruas da capital federal em uma grande #marchadosestudantes finalizando uma série de atos, debates, passeatas e ocupações em todo o país na Jornada de Lutas do “Agosto verde e amarelo”, que iniciou no início do mês por todos os cantos do Brasil.
No dia 1º de setembro acontecerá o 1° Encontro Nacional das Mulheres da UBES, que travará discussões sobre a importância da mulher na política, os tabus sociais, a diferença do salário entre o homem e a mulher, as creches não apenas nas universidades, mas também nas escolas, gravidez na adolescência, o aborto e o preconceito. Para os homens haverá debates abertos onde todos terão oportunidade de expor suas opiniões.
Já nos dias 2 e 3 terá mesas de debate, discussões e trocas de experiências sobre temas variados que vão desde a importância de mais investimentos na educação até ao debate sobre o movimento estudantil e sua organização.
Além de diversos assuntos abordados no CONEG, terá também a discussão do novo Plano Nacional de Educação que estará em votação no Congresso Nacional.


Educação tem que ser 10
Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário