sexta-feira, 19 de agosto de 2011


Artigo
Mulheres articulam ações na conquista de espaços





*Mônica Lourenço Veloso – presidente da CNTM, Secretária Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e diretora do PDT Osasco  
 
Mônica Lourenço Veloso*

Osasco vivencia um rico processo de discussão na realização da Conferência Municipal da Mulher. Nas três etapas realizadas no município, as mulheres discutem assuntos que dizem respeito ao conjunto da população osasquense e também brasileira: autonomia, igualdade, trabalho, inclusão, saúde, enfrentamento da violência, participação na política, entre outros.

No sábado, 20, acontece a última etapa na cidade. Depois, participaremos da etapa regional em Taboão da Serra, em 27 de agosto, e em dezembro, da etapa nacional. O momento é propício para este debate: sob o governo da primeira presidenta da República, centenas de mulheres vão se reunir para opinar sobre as políticas públicas que permitem combater a desigualdade e garantir o lugar que nos é de direito, não só enquanto maioria da população, mas enquanto maioria qualificada.

Embora tenhamos avançado muito nessa luta, ainda há muito espaço a conquistar. Uma cidade como Osasco, com quase 700 mil habitantes, nunca teve mais do que duas vereadoras (isso sem falar nas legislaturas em que não houve mulheres na Câmara). É preciso mudar este quadro e dar mais voz e visibilidade às 346.304 mulheres cidadãs osasquenses que contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade e que devem ocupar seu espaço indicando nossas representantes na Câmara. Isso expressa o quanto o debate das conferências é fundamental para reverter essa situação.

Justiça social não existe sem igualdade de oportunidades e de tratamento digno no trabalho. O fortalecimento desta representatividade nos espaços de poder precisa estar associado a uma postura política de respeito, reconhecimento e valorização da diversidade e da diferença.

http://www.visaooeste.com.br/opiniao/402_artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário