Hospital de Clínicas inaugura espaço para o parto humanizado
Na próxima segunda-feira (22), às 09h, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna inaugura o PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), espaço que funcionará na área do Centro Obstétrico para atender gestantes de acordo com os procedimentos do Parto Humanizado, uma ação incentivada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com órgãos federais, com o objetivo de garantir à gestante, entre outros direitos, o de escolher quem estará com ela na hora do parto e durante o período de internação.Foram investidos R$ 141 mil na construção do PPP, recursos oriundos da Sespa e dos Fundos Estadual e Nacional de Saúde. A equipe que atuará no espaço é formada por 14 obstetras, 12 neonatologistas, uma psicóloga, dois assistentes sociais, anestesistas, sete enfermeiras e15 técnicos em enfermagem, que também realizam outras atividades no Centro Obstétrico. Somente em 2010 foram realizados no Hospital de Clínicas 1.700 partos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil é um dos países que mais realizam cesarianas. Na rede privada, 95% dos nascimentos acontecem por cirurgia, enquanto na rede pública o índice cai para menos de metade, cerca de 45%.
Humanização - Gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ganharam o direito de escolher, entre amigos e parentes, alguém de sua confiança para estar na sala de parto e também no pós-parto. A medida faz parte de uma série de ações do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do atendimento às gestantes e humanizar os partos no país. A portaria que regulamenta a Lei 11.108, de abril de 2005, estabeleceu um prazo de seis meses para os hospitais adaptarem suas instalações e procedimentos à nova regra.
Nos PPPs o ambiente procura proporcionar bem-estar às pacientes, com paredes coloridas e músicas suaves. Os quartos têm espaço suficiente para que a mulher se movimente à vontade, buscando posições que aliviem a dor, e banheiros onde é possível tomar banhos quentes e relaxantes – o que atenua o desconforto antes do parto. Nesse momento, as mulheres podem optar pela posição mais confortável – até mesmo dentro d’água. O mais importante é que elas sempre estejam ao lado de alguém de sua confiança, seja o marido, parente ou amigo.
Os médicos ressaltam que o trabalho de parto é fundamental para o desenvolvimento dos pulmões das crianças. As contrações liberam substâncias que ajudam na maturação do pulmão do bebê e estimulam os movimentos de sucção, melhorando a qualidade da amamentação.
Como na maioria das vezes a data da cesariana é fixada com base apenas nas conveniências do médico e da mãe, independentemente do início do trabalho de parto, muitas crianças nascem sem os pulmões plenamente desenvolvidos.
Ascom/Hospital de Clínicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário