sábado, 20 de agosto de 2011

Inclusão: Semana da Acessibilidade

A programação do evento, que termina no sábado, 27, tem a realização do 2º Desfile de Moda da Pessoa com Deficiência, no Shopping, e a caminhada pela inclusão

Foto: Del Rodrigues - E.S.C., que cuida do neto
cadeirante sente a falta de acessibilidade na cidade
Open in new window
Felipe Poleti
felipe@tribunatp.com.br


“Já tivemos vários problemas para utilizar ruas, calçadas, estacionamentos e principalmente banheiros. As pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência precisam ser mais bem vistas pela população e também serem respeitadas pelo poder público”, desabafou E.S.C., de 78 anos, que há 23 cuida de seu neto, que é cadeirante. Este, entre outros tantos problemas, serão foco da Semana da Acessibilidade e Inclusão, organizada pelo Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência 2011, que acontece de 22 a 27 próximo, com diversas atividades na cidade.

Segundo E.S.C., o constrangimento é comum para quem tem mobilidade reduzida. “Eu, que cuido do meu neto, às vezes sofro para conseguir levá-lo ao banheiro, já que, em muitos lugares, não existe local onde eu possa acompanhá-lo por ser mulher. Além disso, não posso deixá-lo nas mãos de estranhos”, afirmou.

Situações como a dela são comuns por todo o Brasil. Para o vereador André Bandeira, idealizador do Fórum, Piracicaba é pioneira na aplicação das leis de acessibilidade. “Esta é a única cidade do país em que o poder fiscalizador vai a um estacionamento privado e autua irregularidades referentes às pessoas com deficiência. Além disso, temos visto a prefeitura criar e adaptar várias ruas e calçadas para estas pessoas”, enfatizou.

Para este ano, segundo Bandeira, as atividades foram invertidas e a corrida da inclusão fechará com chave de ouro o evento. “É a atividade que mais reúne pessoas e esperamos, além de quebrar barreiras como a do preconceito, quebrar recordes de participação”, afirmou.

A abertura da semana acontece na segunda-feira, 22, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), com a presença da secretária estadual da Pessoa com Deficiência, Linamara Riso Batistela, às 19h30. Nesta noite, ainda será lançada a campanha Por uma Piracicaba mais Acessível, que buscará apoio de empresas e entidades locais para realização de melhorias nas condições de vida para as pessoas com deficiência na cidade. “Inicialmente, queremos vender camisetas do projeto e assim começar a arrecadar fundos para nossa campanha”, disse Bandeira.

Entre as outras atividades da semana, estão o 2º Desfile de Moda da Pessoa com Deficiência, no Shopping Piracicaba, que terá a participação de 25 pessoas com mobilidade reduzida, onde uma delas é a modelo profissional Kica de Castro. Na quarta-feira, 24, acontece a apresentação do espetáculo teatral “Noturno Cadeirante”, no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”, peça que é encenada apenas por pessoas com deficiência. Quinta, 25, e sexta-feira, 26, acontecem duas palestras – uma na Etec Paulista “deputado Ary de Camargo Pedroso” e outra na Faculdade Anhanguera – com o vereador André Bandeira. “vou abordar temas como a inclusão e acessibilidade”, disse o vereador.

O encerramento, no sábado, acontece com a caminhada pela rua Governador Pedro de Toledo. “Vamos sair do Mercado Municipal, por volta das 9 horas, e descer o principal corredor comercial de Piracicaba para pedir mais acessibilidade em nossa cidade”, finalizou Bandeira.

Toda a programação da semana é gratuita e aberta aos interessados em participar. Somente na quarta-feira, quando a programação transcorre no Teatro Municipal, é pedida a doação de um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite, que será doado ao fundo social de Piracicaba. Informações pelos telefones 3403-6511 ou 3403-6512.


Peça Noturno Cadeirante está pela 1ª vez na cidade

Criada em 1991, por Oswaldo Montenegro (Deto) e Carlos André Brandão de Magalhães (Cande), a Oficina dos Menestréis apresenta-se pela primeira vez em Piracicaba com a peça “Noturno Cadeirante”. O espetáculo é apresentado por atores com mobilidade reduzida, cadeirantes e deficientes e está em cartaz na cidade de São Paulo desde 2003, com o grupo Mix Menestréis.

A peça tem como tema vários aspectos da noite paulistana e é apresentado por menestréis que, deslizando em cadeiras de rodas, surpreendem a plateia com diversas coreografias que abordam o tema “cadeirante”, além de interagirem com o público. “Vi a peça na capital e adorei. Espero que o público de Piracicaba venha prestigiar este espetáculo e descobrir que as pessoas com deficiência podem superar suas dificuldades”, afirmou o vereador André Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário