Luanda - O Grupo de Percussão Celamar vai lançar, ainda este ano, o seu primeiro disco acústico intitulado “Mulheres: Causas Comuns”, anunciou hoje, em Luanda, a directora do grupo, Marcela Costa.
Em declarações à Angop, Marcela Costa adiantou que o CD, com 12 faixas musicais todas inéditas, traz duas surpresas, sem contudo especificar quais.
Referiu que o objectivo deste lançamento é o de divulgar e eternizar o trabalho de 13 jovens mulheres, que há sete anos aprenderam a tocar batuque e que nunca mais pararam.
“Sabemos que tradicionalmente o batuque ou os tambores, em África são tradicionalmente um instrumento para homens e nós conseguimos quebrar esse tabu, daí a necessidade de gravar esse trabalho para a posteridade”.
Marcela Costa disse que gostaria que o disco fosse lançado já em Setembro, mas apesar de já estarem as 12 músicas gravadas, ainda falta a masterização da obra, que é o segredo para que tenha afinação e qualidade.
Recordou que a constituição do Grupo de Percussão Celamar é resultado do projecto “Amostra da Arte Mulher”, que na sua terceira edição decidiu mostrar algo diferente no âmbito do poder criativo da mulher.
“Assim decidimos juntar jovens, crianças e adolescentes desprotegidas e carentes, e com o apoio de músicos constituímos este grupo, para fazer da arte um ofício e mostrar a sociedade que com a arte também se ganha a vida”, esclareceu.
Hoje, apesar de resistirem alguns traumas no seio do grupo, pois todas elas são provenientes de lares de acolhimento, já existem no grupo estudantes universitárias e jovens mulheres capazes de sustentar as suas famílias com a música.
A Celamar, galeria de artes e têxtil, existe há oito anos e tem como objectivo a difusão massiva das artes plásticas e artesanato com a realização de exposições, além de contribuir na formação estética das comunidades através das artes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário