sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Empresários fazem apelo contra concorrência desleal com Paraguai

Umuarama – Foi aberta ontem às 18 horas a 36ª edição da Feira Ponta de Estoque. A solenidade de abertura serviu para a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) “implorar” apoio político na tentativa de diminuir a concorrência desleal do comércio regional com o do Paraguai, que tira bilhões de reais todos os anos do município, ajudando assim no enfraquecimento do comércio, na geração de imposto e, consequentemente, em investimentos locais.
Segundo o presidente da Aciu, Celso Zolim, no feriado da última segunda-feira (15) foram mais de dois mil carros atravessando a Ponte Airton Senna rumo a Salto del Guaira, o que, de acordo com Zolim, representa R$30 milhões por mês que são deixados no exterior pela falta de consciência dos consumidores, que estão aproveitando, principalmente agora, a baixa do dólar.
“O comércio representa 60% do Produto Interno Bruto de Umuarama, e estamos vendo muito dinheiro que poderia ser investido aqui, ficar além da fronteira”, lamentou o presidente.
Zolim aproveitou a presença do deputado estadual, Fernando Scanavaca e do representante do deputado federal Osmar Serraglio, Antonio Comparsi, para literalmente implorar que seja feita uma pressão nas Receitas Estadual e Federal, a fim de que elas passem a fiscalizar carro por carro e a multar e prender, sem tolerância, quem estiver abusando e ultrapassando a cota permitida.
Anteriormente, em visita do governador do Paraná, Beto Richa, a Aciu já havia solicitado ao governo a instalação de pontos de fiscalização da Receita na rodovia.
O deputado, Fernando Scanavaca, afirmou que levará à Secretaria da Fazenda do Estado as reivindicações. “Temos sim que dificultar a entrada de produtos importados na nossa região. Antes se falava apenas de compras de cigarro e uísque no Paraguai, hoje já se traz até comida de lá”, revoltou-se.
Para Scanavaca, muitas vezes um cidadão reclama das condições da saúde ou da educação, mas prefere investir no Paraguai e deixar de gerar imposto na sua cidade, que ajudaria também em diversas melhorias.
Na tentativa de aprimorar o potencial de compras do umuaramense e mostrar para ele as vantagens de se comprar aqui, a Ponta de Estoque tem um papel fundamental, segundo o prefeito, Moacir Silva. “Já somos o 12º município em potencial de consumo do Paraná e na semana passada Umuarama saltou da 35ª posição para a 27ª em geração de ICMS [Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços]”, disse o prefeito. Segundo ele, para que a cidade continue à frente de 372 municípios do Estado, é preciso empenho e acreditar na potencialidade local.
ÚLTIMA FEIRA NO PAVILHÃO
Esta edição da feira deve ser a última no Pavilhão da Indústria e Comércio de Umuarama, dentro do Parque Dario Pimenta Nóbrega. As autoridades presentes na abertura de ontem afirmaram que em 2012, a 37ª edição da Ponta de Estoque acontecerá no Centro de Eventos de Umuarama (CEU), um empreendimento de 6.125 metros quadrados de construção, 8 mil metros quadrados de estacionamento e que já está em fase avançada da edificação. Feira continua hoje a amanhã
A Ponta de Estoque de Umuarama continua nesta sexta-feira, das 9 às 22 horas e amanhã das 9 às 18 horas. São mais de 100 estandes, com confecções masculinas e femininas, infantil, moda country, gestante e enxovais, calçados, material esportivo, bijouterias e acessórios, artigos para presentes, cosméticos e perfumes e objetos de decoração. “Quem for à Feira Ponta de Estoque não vai se arrepender porque, como nos anos anteriores, as empresas se preparam para atender bem, oferecendo produtos de qualidade com o compromisso de praticar preços abaixo de mercado”, diz Cristiane Revesso, presidente da Câmara da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário