Atibaia tem 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de AtibaiaTraçar metas, vislumbrar o futuro das jovens adolescentes, aumentar expectativas profissionais e pessoais, com o intuito de levantar os avanços e os desafios a serem enfrentados. Estes foram os pontos marcantes discutidos durante a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada na última quinta-feira, dia 18, no Fórum Cidadania, com presença de autoridades locais.
O evento foi promovido pela Prefeitura e organizado pelo Conselho Municipal da Mulher (COMMATI). A abrangência da 2ª Conferência é municipal, porém suas análises, formulações e proposições serão direcionadas também para a esfera estadual e nacional.
Na abertura oficial, o vice-prefeito, Prof. Ricardo dos Santos Antonio, falou sobre a grande luta das mulheres perante a sociedade. “É nítida a sensibilidade, a garra e a visão sistêmica que a mulher tem, além do cuidado com a reflexão das políticas públicas. Houve um grande avanço na situação das mulheres, lembrando que antes não era sequer permitido o voto e hoje nós temos uma representante no cargo mais importante do País”, disse o vice-prefeito, Prof. Ricardo.
O coordenador especial de Cidadania, Paulo Patara, destacou a inteligência feminina. “As mulheres estão ocupando agora o que já era de direito delas, mas precisamos reforçar a importância para a denúncia de qualquer tipo de maus tratos. Não podemos deixar que mais alguém sofra com isso”, comentou.
A presidente do Conselho Municipal da Mulher (COMMATI), Maralice Hummel, destacou a relevância da participação das mulheres nestes debates. “Os desafios para o exercício pleno da cidadania são muitos e para ultrapassá-los precisamos debater ações e políticas públicas para a construção da igualdade”, disse Maralice, que na oportunidade prestou uma homenagem póstuma à primeira-dama de Atibaia, Rita Denig.
Ao longo do dia inteiro, as mulheres que lotaram o auditório do Fórum Cidadania puderam prestigiar a apresentação da Coordenadora da Mulher Política Pública, Berenice Rosa Francisco, que discorreu dentro do tema de sua palestra: “Por detrás da cortina: A construção de um olhar de política para as mulheres”.
Ao final do encontro foram eleitas duas delegadas da sociedade civil para representarem Atibaia nos próximos eventos relacionados à mulher. Portanto, as munícipes Maria Paula Yuko Osato e Janine Correa Trez representarão Atibaia.
Para Tânia Pereira, que esteve presente no evento, esta é uma forma democrática de debate. “Só o fato de ter um grupo reunido discutindo políticas públicas já é positivo para a mulher e este tipo de discussão é muito útil”, afirma a moradora de Atibaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário