domingo, 21 de agosto de 2011

1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres foi realizada com sucesso








Com o tema “Pela Igualdade de Gênero”, Salgueiro sediou na última sexta-feira(19), a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada pela prefeitura através da Coordenadoria da Mulher. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas – a maioria mulheres de vários segmentos – e foi aberto pelo vice-prefeito, Luiz Carlos de Souza. Ao som do samba-canção “Mulher brasileira”, de Benito de Paula, a coordenadora da Mulher, Vilani Campos, em companhia de secretárias e vereadoras, entraram no auditório do Salgueiro Plaza Hotel, carregando uma faixa para homenagear Quitéria da Cruz, responsável pela pedra fundamental do município.
Participaram da conferência, Valdete Lima, representando a secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, e a assessora especial do Estado(programa Mãe Coruja) Cleuza Pereira. O vice prefeito Luiz Carlos, em seu discurso, destacou a história de luta das mulheres e lembrou dos versos no formato acróstico que escreveu em homenagem à Cleuza Pereira. Ela ensinou a cartilha de fazer política com ética e Salgueiro deu o exemplo quando elegeu uma mulher que se tornou uma referência. Nessa caminhada, oportunizou que as muitas mulheres participassem  do seu secretariado”, lembrou.
Ainda na programação, foram realizadas várias palestras com temáticas diferentes a exemplo de “Igualdade de Gênero”, ministrada por Josiane  Leite, do Banco do Brasil; e “Patamar das Mulheres no Setor Econômico sócio-político e cultural”, com Cleuza Pereira. “A sociedade vem para dizer suas demandas e também propor como encaminhá-las. É importante e coerente que as decisões sejam tomadas de forma colegiada”, disse a assessora do Mãe Coruja.
Um grupo de músicos do Centro de Música Maestro Ivalter,  animou o   público ao som de Frevo Mulher e Mulher Brasileira. “Essa conferência é um momento ideal para se realizar debates, avaliar as políticas municipais e a construção das propostas que vão compor o plano de trabalho tanto municipal quanto estadual”, disse Vilani Campos.
À tarde foi realizada a eleição dos delegados que escolheu três titulares e três suplentes: Maria José de Souza (ASDC), Francisca C. Pereira (Sintepe), Maria do Socorro Gomes (Amusa). As suplentes foram Maria Mariano de Souza (Associação dos Moradores do Bairro Imperador), Francisca Ivaneide de Souza (MMTR-Sertão Central) e Geane de Souza Paixão (Associação dos Moradores da Cohab). Do governo municipal foram eleitas Maria Vilani Campos e Cecilia Graziosy, respectivamente,  titular e suplente.
O prefeito Marcones Libório de Sá participou do encerramento das atividades e pediu desculpa pela ausência na abertura. Ele  parabenizou as mulheres. O encerramento ficou por conta da apresentação da banda marcial M, composta por 18 mulheres que tocaram entre muitos sucessos, os hinos de Pernambuco e Salgueiro, Mulher Brasileira, Jesus Cristo e Amigos para sempre. A Conferência Estadual acontecerá em outubro e a Nacional,  em dezembro deste ano. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário