sexta-feira, 19 de agosto de 2011


Divulgação

Inhotim e Malba são exemplos singulares de empreendedorismo cultural

Frutos do esforço de empresários notáveis, os dois estabelecimentos preservam a produção cultural recente

Por André Martins*
Dois empreendimentos culturais excepcionais me chamam especial atenção, tanto pela sua incomensurável importância humanística como pela maneira que foram criados. São eles o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, localizado na pequena Brumadinho, em Minas Gerais, e o Museu de Arte Latinoamericana, o Malba - Fundação Constantini, de Buenos Aires.

Ambos são fruto do engenho de empresários notabilizados pelas suas atuações no universo corporativo. Bernardo Paz atua no ramo siderúrgico e é considerado um dos maiores colecionadores de arte do Brasil. Ciente do poder transformador e educacional da arte, transmutou uma fazenda de 500 mil metros quadrados de sua propriedade em um deslumbrante museu a céu aberto, onde obras criadas por artistas contemporâneos brasileiros e estrangeiros se unem à natureza de forma absolutamente inédita e impactante.

Já Eduardo Constantino, também um grande colecionador e empresário argentino de extremo sucesso, criou em 2001 o Malba, lugar esplêndido que tem como função primordial preservar e difundir a produção artística latino-americana do principio do século 20 até a atualidade. Está no Malba umas das principais criações artísticas brasileiras, o Abapuru, de Tarsila do Amaral, recentemente exposto no Palácio do Planalto em mostra dedicada às mulheres artistas.

Além do sucesso financeiro e empresarial, esses dois homens extrapolaram como poucos a mera função de colecionador de arte e de mecenas. Inhotim e Malba são muito mais do que museus. São centros de preservação da produção cultural recente da humanidade, são focos educacionais e transformadores da sociedade contemporânea e, sobretudo, exemplos concretos de que empreendedores visionários são capazes de mover não só a economia gerando riqueza e empregos.

Bernardo Paz e Eduardo Constantino, com Inhotim e Malba, parafraseando a famosa frase de Getúlio Vargas, saem da vida para entrar na história do Brasil, da Argentina e de todo o mundo.

Para visitar os dois centros: www.inhotim.org.br e www.malba.org.ar.

*André Martins é presidente da VB Serviços e do JLIDE e sócio do Ponto de Contato e Filmland

Nenhum comentário:

Postar um comentário