domingo, 14 de agosto de 2011

Reunião discute Conferência de Políticas Públicas para população LGBT

Encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares e contou com presença de diversas secretarias estaduais
Lívia Santana
A secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, reuniu-se com representantes de algumas secretarias estaduais, na manhã desta quarta-feira (3), para discutir a contrapartida de cada pasta dentro da II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos da população de Lébiscas, Gays, Bissexuais, Travestis e Trangêneros (LGBT). O evento está marcado para o dia 22 de outubro.
A reunião foi na Sala dos Conselhos, no Palácio República dos Palmares. Na ocasião, também foram discutidos os produtos de divulgação e a logomarca do evento e a questão orçamentária, além dos possíveis locais para sediar a conferência.
"Infelizmente, só este ano, seis homossexuais já foram assassinados em Alagoas. Esta conferência é fundamental para que todo o Estado se envolva mais com a linha do Governo Federal, que já lançou a campanha Brasil Sem Homofobia”, frisou Kátia Born.
“Nossa função e objetivo, enquanto secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, é articular e coordenar um trabalho conjunto com todas as secretarias e fazer de Alagoas um Estado sem homofobia”, completou a secretária.
Além da secretária Kátia Born, também estiveram presentes a superintendente de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria da Mulher, Hélia Paz, o gerente de Diversidade Sexual da superintendência, Rafael Gomes, e representantes das Secretarias de Estado da Comunicação (Secom); da Saúde (Sesau); da Educação e do Esporte (SEE); do Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e da Defesa Social (Seds).
Uma nova reunião será realizada na próxima segunda-feira (8), às 14h, no auditório da Superintendência de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos Humanos, onde os representantes das secretarias definirão a contrapartida dada pelas pastas que integram.
Na oportunidade, a comissão organizadora do evento, composta por militantes da causa LGBT, será divida em subcomissões para construção do regimento, estratégias de mobilização, entre outras demandas.
Regionais
A Conferência Estadual será precedida por Conferências Regionais a serem realizadas nas regiões metropolitana de Maceió, Sul, Norte, nos Vales do Paraíba e do Mundaú, no Agreste Alagoano e na Bacia Leiteira e Sertão entre os dias 10 de agosto a 17 de setembro.
A primeira a ser realizada será a do Sertão e Bacia Leiteira, marcada para o dia 28 deste mês, no município de Delmiro Gouveia. Já a Conferência Regional da região metropolitana de Maceió acontece no dia 13 de setembro, enquando que a da região Sul acontece em Penedo, no próximo dia 03 de setembro. A datas das demais regionais ainda não foram definidas.