domingo, 14 de agosto de 2011

Importância da participação das mulheres nas políticas pública
Atibaia
O papel da mulher e os desafios na sociedade serão discutidos na 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, no próximo dia 18 de agosto, a partir das 8h. Temas como comportamento feminino e políticas públicas serão amplamente debatidos. O evento é promovido pela Prefeitura, organizado pelo Conselho Municipal da Mulher (COMMATI).

Em Atibaia, o COMMATI trabalha há três anos para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, visando assegurar à população feminina o pleno exercício da cidadania. A Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Cidadania, é responsável por gerir e articular o trabalho dos conselhos do município, a exemplo do COMMATI.

“Apesar de ser considerada ‘sexo frágil’, a mulher tem muita força, além do poder intuitivo e da capacidade de lidar com inúmeras jornadas ao longo da vida, seja no trabalho ou em casa, com a família”, afirma o prefeito Dr. Denig. A Prefeitura de Atibaia conta com 1624 servidoras, representando 65% do total no quadro de funcionários, sendo que são seis secretárias, duas secretárias-adjuntas e duas coordenadoras especiais. “Por confiar na capacidade do poder de decisão das mulheres, existem muitos cargos ocupados por elas na Prefeitura”, continua o prefeito.

Segundo Dr. Denig, as mulheres estão, cada vez mais, procurando cursos de especialização profissional. “Podemos observar em Atibaia que já existem mulheres procurando cursos que tradicionalmente eram preenchidos por homens, como os que tratam de serviços na construção civil. Nesses casos, elas têm mostrado muito bom desempenho”, comenta o prefeito.
Além de cursos, a Prefeitura oferece diversos programas voltados para a saúde da mulher, como: Planejamento Familiar, Pré-natal, Climatério, Osteopenia e Osteoporose, Prevenção do Câncer de Útero e Prevenção do Câncer de Mama; todos com supervisão da Secretaria de Saúde.
Desafios

A 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres tem objetivo de levantar os avanços e os desafios a serem enfrentados. Um dos principais é a violência dentro de casa: quatro em cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica, de acordo com o Anuário das Mulheres Brasileiras 2011.
Em Atibaia, foram registrados na Delegacia de Polícia local 70 casos relacionados à violência doméstica ao longo de 2010, entre eles: lesão corporal, ameaça, agressão, injúria, sequestro e cárcere privado.
“O maior problema que ainda enfrentamos é que as mulheres não buscam denunciar a violência doméstica. Dentre as mulheres assassinadas no país, 28,4% morreram em casa. Esse dado é assustador. As mulheres que sofrem qualquer tipo de agressão devem fazer queixa na delegacia imediatamente, pois só assim conseguiremos identificar os agressores. Mesmo nos dias atuais, as mulheres acabam se sentindo constrangidas em fazer um boletim de ocorrência. Isso tem que mudar”, alerta a presidente do COMMATI, Maralice de Castro Hummel.
O deputado estadual Beto Trícoli (PV) que era prefeito na época em que o COMMATI foi criado, também falou sobre a importância do conselho. “Vejo hoje o processo dando continuidade com maturidade. Nós vivemos um momento em que as mulheres estão muito mais conscientes do papel na sociedade, assim como na família. Em Atibaia, este órgão fornece atendimento como forma de auxílio ao Poder Público, sendo que a sociedade mostra sua posição na formulação e execução de políticas públicas para as mulheres”, afirma Beto.
Para a representante feminina na Câmara dos Vereadores, Profª Gina Pitocco Piniano, o evento mostra a organização das mulheres. "É um momento importante destinado à reflexão da inserção da mulher na sociedade, em diversos segmentos. Muito embora a mulher tenha alcançado muitas conquistas, ainda há um longo caminho pela frente. Ressalte-se que a presença feminina tem alavancado o desenvolvimento de muitos segmentos pela sensibilidade, dedicação e força de trabalho, sempre acompanhados dos valores humanos e da ética”, diz.
A 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres será realizada no Fórum Cidadania, na avenida Nove de Julho, 185, Centro. Mais informações pelo telefone: 4414 2151 ou pelo site: www.atibaia.sp.gov.br.